domingo, 10 de julho de 2011

Você é 5% ou 95%?

Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria.Como a maioria dos alunos havia viajado, aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas, e a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e, imediatamente percebeu que, iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência, tentou começar a aula, mas você acha que minha turma compreendeu? Que nada! Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou. Ignoramos a solicitação e, continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência, e deu a maior bronca que eu já presenciei. Veja o que ele disse: _"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou: _"Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas com 5% dos alunos de uma turma. Em todos estes anos, observei que de cada 100 alunos, apenas 5 são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas 5 se tornam profissionais brilhantes, e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de 100 professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de 100 garçons, apenas 5 são excelentes ; de 100 motoristas de táxi, apenas 5 são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de 100 pessoas, apenas 5 são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala, e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula, e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar, e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencer. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje." Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala, e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre. Afinal, quem gostaria de espontaneamente ser classificado como "fazendo parte do resto"? Hoje, não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia; mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%; mas, como ele disse, não dá para saber se estamos indo bem ou não. Só o tempo dirá a que grupo pertencemos. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto. E você? É 5% ou 95%? A escolha é sua!!!!
Uma ótima semana e, seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário