sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RIR É O MELHOR REMÉDIO

Quem ri muito é mais saudável, garantem as pesquisas sobre os benefícios do sorriso. A ciência ganhou uma área específica-batizada de gelotologia-para decifrar os efeitos das gargalhadas no organismo. A alegria estampada na face, aciona muito mais do que 28 músculos do rosto.Quando a gente sorri , todas as células do corpo sorriem também. O resultado desse feliz efeito contagiante, são mudanças responsáveis por uma porção de benefícios, à saúde. Do cérebro às pernas, passando pelo sistema cardiovascular e vários órgãos internos, nada fica indiferente ao riso. Diante das evidências terapêuticas, os médicos começam a apostar nesse remédio. Em alguns países, como a Índia, existem clubes do riso, onde essa terapia é coisa séria, usada como coadjuvante para tratar diversas doenças. Dentro dos hospitais, as gargalhadas conseguem derrubar o tempo de internação em até 20%.
EFEITO CASCATA
O que acontece no corpo quando a gente ri:
O riso ativa o sistema cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca; os vasos se dilatam e a pressão diminui.
O cérebro libera endorfinas, as famosas substâncias que garantem a sensação de bem-estar.
A respiração mais forte, aumenta a quantidade de ar captada pelos pulmões, e facilita a saída de gás carbônico. O sangue fica mais oxigenado- e as células abastecidas por ele, idem- e livre
de impurezas.
As contrações curtas e fortes nos músculos do diafragma e do abdômen, melhoram a irrigação dos órgãos internos. Assim eles trabalham melhor.
Até os músculos que não participamm diretamente do riso, sofrem um profundo relaxamento. Ao final, todos tendem a liberar tensões.
Fonte: Revista Saúde
Reportagem: Gabriela Cupani

Nenhum comentário:

Postar um comentário