domingo, 15 de agosto de 2010

O crivo das três peneiras

Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe,saiu-se com esta: -"Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva! Disseram que ele..."_"Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?" - "Peneiras? Que peneiras, chefe?" _ "A primeira, Olavo, é a da Verdade. Você tem certeza de que este fato é absolutamente verdadeiro?"_"Não, não tenho. Como posso saber? Foi o que me contaram. Mas eu acho que..."_ E novamente Olavo é interrompido pelo chefe: _Então, a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira, que é da Bondade. O que você vai me contar gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?" _"Claro que não! Deus me livre, chefe", diz Olavo assustado. _"Então a sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é da Necessidade. Você acha mesmo necessário me contar este fato ou passá-lo adiante?" _"Não , chefe, passando pelo crivo das peneiras, que não sobrou nada, do que eu iria contar", diz Olavo, surpreendido._"Pois é , Olavo, já pensou como as pessoas seriam felizes se todos usassem essas peneiras?" diz o chefe, sorrindo. E continua: Da próxima vez em que surgir um boato desses por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras: Verdade, Bondade e Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque: "Pessoas inteligentes falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas." Platão

Nenhum comentário:

Postar um comentário